A finalização de um jogo



Acabouuu! Acaboou!!!
É TETRA!?














Não... não é tetra...
Foi o Machina que está, oficialmente, com suas regras fechadas, testadas e aprovadas!

É isso aí pessoal! #SQN












Eu, na minha tola inocência e não entendendo o tamanho da correlação entre fazer jogos e fazer qualquer outro tipo de mídia narrativa, achei que quando fechasse as regras e estivesse testado, bastava relaxar uma semana, passar para o próximo jogo e deixar a turma da arte finalizar o trabalho... 
Não sei mesmo cumpádi












A trabalheira de pós-produção de um jogo é bem divertida, estressante e cheia de coisinhas e detalhes. Textos de cartas precisam ser revistos (valeu Kaleu, vou deixar claro que o Leviatã não faz combo com NENHUMA outra carta militar ou com os reforços de muralhas), manuais reescritos, já que a galera não gostou exatamente da nova forma que eu tentei usar, então o deixei um pouquinho mais clássico, além do player aid.
Por isso andei meio sumido, não movimentando tanto o boteco (conheça aqui) quanto gostaria, mas sempre tento conversar com as pessoas o máximo possível. Conhecer pessoas que realmente estão interessas em fazer seus projetos darem certo, em acrescentar ainda mais diversão à vida dos outros. Andei conhecendo muita gente assim.
Uma das coisas mais interessantes que andei aprendendo nos últimos tempos foi um conceito que o sempre querido e bem vindo Tiago Junges, da Coisinha Verde, comentou comigo e eu tolo, ainda não tinha feito a correlação.
Criar um produto e criar um jogo são coisas diferentes, MUITO diferentes.  Neste momento o Machina está deixando de ser só um jogo e se tornando um produto, se tornando cada vez mais profissional e “vendável”. Mesmo que seja “só” um PNP. Como sempre falamos, o objetivo do Teia é democratizar e, por isso mesmo, precisam ser jogos no mesmo nível que os das grandes editoras.


Mas... e agora?


Bem, com um mês para o fim de ano, seria um pouco demais anunciar mais um jogo antes de 2016... ou não.
Na verdade temos o desafio de apresentar dois minigames até o fim deste ano, com regras e tudo o mais... um deles é mais difícil, por ser um jogo de cartas que precisa de ilustrações (talvez apresentemos uma versão sem as ilustrações, mas só talvez) e o outro já está com praticamente tudo em ordem, precisando apenas de mais alguns testes e do arquivo para impressão (este vai estar em download rápido e será super simples).
 E enquanto o Machina não sai completo, o plano é oferecer uma versão preliminar para testes. Isso ainda está em estudo, mas logo menos daremos mais notícias disso.

Acabouuu! Acaboou!!! É TETRA!? Não... não é tetra... Foi o Machina que está, oficialmente, com suas r...

0 comentários: