Paralaxy Time: Tire suas ideias do papel!


 
A convite do meu amigo Jordan, vim aqui escrever um pouco sobre como tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática, para que não fique um único texto gigante preferi dividir em partes. Primeiro vamos falar de ideias.


 É impressionante o número de pessoas que tem dificuldades em executar suas ideias, pense você em quantas ideias você já teve e em quantas realmente foram pra frente… Imagino que a maioria de suas ideias não saiu da sua cabeça, talvez você nunca tenha contado para outras pessoas sobre elas. Certo?

Isso acontece por diversos fatores, alguns têm medo de que a ideia seja roubada, outros temem a exposição decorrente de contar uma ideia para outrem, com medo de ser julgado, etc…

Bom, se seu medo é o de ter suas ideias roubadas, fique tranquilo, dificilmente alguém roubará sua ideia e mesmo que pensem em fazê-lo, será que essa pessoa irá realmente colocar a mão na massa e tornar realidade algo que não foi ela que pensou? Por outro lado, talvez sua ideia nem seja tão boa assim, talvez ela nem seja  tão original assim. Apesar disso não desanime, se a ideia veio de você e faz sentido pra você vê-la se tornando algo palpável, continue.
Por mais que digam que é loucura, que você nunca vai terminar o que começou ou que é uma ideia que não vai dar dinheiro,continue trabalhando nela. Mesmo que você não termine o que começou, mas irá aprender muito durante o caminho e isso é tão importante quanto dinheiro.

            “Mas eu só tenho ideias ruins… As vezes nem tenho ideias”

            Isso não é problema nenhum, aliás a criatividade não é uma dádiva fornecida para alguns poucos escolhidos. Ser criativo é algo que precisa ser exercitado, se você teve uma ideia para um jogo, trabalhe ela um pouco na sua mente, depois coloque ela no papel, pense no que você precisaria para que ela funcionasse, ache falhas na ideia ou mesmo pontos que você deve pensar melhor. Fazer esse tipo de exercício ajuda a colocar sua cabeça para funcionar e o ajuda a pensar direito em uma ideia.
Colocar as coisas no papel tem outra função importante, liberar espaço na sua cabeça para novas ideias. Se você nunca escreve no papel o que está pensando tem que gravar tudo na sua memória e isso tem duas consequências: a primeira e que sua ideia sempre terá buracos, pois detalhes serão esquecidos; a segunda é que você não quer esquecer daquela ideia e por isso seu cérebro fica preocupado com isso e não tem tempo livre para ter novas ideias.
Outro ponto importante a ser lembrado é que ideias não vem do nada, elas são um conjunto de referencias que você tem que conectados de uma forma diferente geram algo novo/diferente. Então procure referências, mas não procure só dentro da mídia em que sua ideia se encontra. Por exemplo, se você está desenvolvendo um jogo (analógico ou digital), procure referencias em filmes e livros, as vezes até uma musica pode servir de inspiração.
Não se esqueça que um jogo é uma experiência, assim como um filme, uma musica ou um livro. Então procure em diferentes lugares por diferentes formas de criar uma experiência para seu publico e não tenha medo de errar. Errar é uma das partes importantes do aprendizado.
           
            Quer saber mais, fique ligado pois na próxima parte falaremos de como tirar sua ideia do papel e dar forma para ela.
            Veja mais conteúdos sobre desenvolvimento de jogos em: http://www.paralaxy.com.br/

  A convite do meu amigo Jordan, vim aqui escrever um pouco sobre como tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática, para que não fiq...

0 comentários: