Seguem Alterações do Cliente: Um party game com variações enormes


Em vários aspectos, o Seguem Alterações do Cliente está sendo um jogo fácil e difícil ao mesmo tempo, em sua essência. Meu primeiro jogo “focado” em um público e objetivando levantar uma discussão, o desenvolvimento da ideia foi ridiculamente simples. Eu simplesmente ludifiquei a o estereótipo que se tem do trabalho de um publicitário.



As piadas com as alterações constantes e sem sentido dos clientes, as aberrações que vira e mexe aparecem, com conceitos de produtos esdrúxulos e campanha que estão indo cada vez mais longe em busca de gravar a sua mensagem. Tudo isso porque o mercado está saturado. Saturado de informações e de cada vez menos se importando com o que acontece além da “bolha” que as redes sociais nos ajudam a criar.

Tudo isso precisou ser pesado depois de passar-se pela ideia inicial. Sinceramente, essa ideia inicial ficou “cozinhando” por uns 4 meses na minha mente antes do primeiro protótipo para considerar as possibilidades. Para vocês terem uma ideia, a ideia do Segue Alterações do Cliente é mais antiga que Os Campos do Caos.

Os motivos do atraso para o desenvolvimento são vários, mas eu acredito que valeram à pena, pois quando eu coloquei o jogo na mesa pela primeira vez, senti que era aquilo, As pessoas riram, se divertiram, passaram vergonha da mesma forma e, mais do que tudo, mal viram a hora passar. (saímos do Pitta’s de madrugada naquela vez). Depois vieram as artes fantásticas do Jonatas, que captou a ideia do jogo assim que comecei a falar nele e já produziu essas verdadeiras maravilhas.


Os feedbacks foram muito divertidos, pois ao contrário de muitos feedbacks que você recebe, a grande maioria das ideias pôde ser assimilada sem grandes prejuízos ara a dinâmica original. Quem desenvolve sabe que muitas das ideias dadas acabam até virando outros jogos, mas não podem ser colocadas nos jogos da forma que o playtester deseja, porque isso transformaria o jogo ou tiraria o objetivo que você colocou inicialmente (isso às vezes acontece, e realmente fica melhor, mas, para mim pelo menos, estes são casos raros).

O detalhe que foi percebido é que ele consegue, de uma forma similar a jogos como The Resistance, ter diversas regras variantes, que não chegam a mudar o principal do jogo, que é construir um comercial decente com um tempo extremamente curto e alterações ou que os “clientes” querem, apenas mudando as ordens de algumas coisas.

Esse desenvolvimento foi uma viagem de gosto diferente, ele tem muito mais da “minha verdade” e experiências minhas do que meus jogos anteriores, e eu espero que vocês se divirtam jogando o Segue Alterações do cliente quanto nós nos divertimos fazendo-o.  
Quando sai? Surpresa!


Em vários aspectos, o Seguem Alterações do Cliente está sendo um jogo fácil e difícil ao mesmo tempo, em sua essência. Meu primeiro jog...

0 comentários: