Game design: o que é a criação modular e de onde ela veio?


Algumas coisas sobre o nosso método de criação foram aparecendo no meio do caminho, não sendo exatamente algo pré-programado, mas que surgiu da necessidade e das nossas particularidades e, exatamente por isso, funciona muito melhor do que qualquer receita fabricada.

Esse é o grande conselho: inspire-se no nosso método, se você gostar dele, mas não tente copiá-lo exatamente, pois as chances de não dar certo é consideravelmente grande. Sem mais delongas, vamos falar da criação modular e quais são as suas inspirações, além de dividir um primeiro jogo que está sendo criado nessa possibilidade!

Como aconteceu o desenvolvimento modular e quais são as consequências?

O desenvolvimento modular nasceu da nossa vontade de lançar vários mini games enquanto estávamos produzindo o Machina: Simulacro de Guerra.  A ideia original era lançar um mini game por mês. Obviamente não deu certo, por motivos diversos, mas o contraponto interessante que apareceu dessa questão foi um “novo” meio de desenvolver jogos.

Colocamos “novo” porque o método de desenvolvimento modular é exatamente similar ao desenvolvimento de jogos digitais, especialmente quando falamos de jogos online, em que um Closed Beta é seguido de um Open Beta e, mesmo depois de desenvolvido, ele continua recebendo updates constantes.

Adaptamos esse conceito para os jogos de tabuleiros em nossos mini games, que irão se tornar jogos completos com o desenvolvimento constante, tornando-se cada vez mais atraentes e completos como produto. Para isso dar certo, porém, nós sempre precisamos contar com a ajuda indispensável dos feedbacks da galera, que aponta certas mudanças e melhorias que os jogos vão tendo.

Parece interessante, mas complicado de fazer na prática? A novidade é que já estamos fazendo isso!

Os Campos do Caos e o desenvolvimento modular

Quando você achou que era impossível, a gente já está fazendo! Só oficializamos um nome!

Uma das grandes questões sobre Os Campos do Caos é que ele é, antes de tudo, um jogo incrivelmente simples e divertido, que teve seu desenvolvimento total, dos primeiros rascunhos à versão final que você acha nos downloads do nosso blog, um pouco mais de dois meses. Logo depois disso ele vem recebendo diversas sugestões de melhorias, como o marcador de turnos anexo ao tabuleiro, além do nosso lançamento de hoje: os poderes desiguais dos personagens! (FICOU CURIOSO? BAIXE AQUI!)

SIM! Vocês pediram tanto que a gente colocou poderes em cada um dos quatro heróis de Os Campos do Caos. Eles estão em "beta teste", o que significa que eles foram testados, mas não de forma totalmente ideal... Por isso mesmo queremos todo o feedback possível de vocês!

O que significa que, mesmo não sendo padrinho (a crise tá complicada, a gente sabe) você pode ajudar o Studio Teia de Jogos ao baixar nossos jogos e experimentar! O chamado "estresse do jogo" pode ser feito por você, na sua casa, por meio dos nossos arquivos e você nos ajuda a criar um jogo ainda mais interessante, que em breve pode estar nas melhores lojas do Brasil!

Em suma, o jogo vai sendo desenvolvido com base nos feedbacks de vocês, para vocês e para toda a comunidade de jogadores, que nós estamos sempre buscando aumentar.

Por isso mesmo, se você quiser opinar no jogo desde o começo, participar dos closed betas, concorrer a brindes e ainda ficar sabendo mais dos nossos futuros lançamentos, planos e afins, basta se tornar padrinho e ajudar-nos a expandir ainda mais as fronteiras do boardgame brasileiro!

Algumas coisas sobre o nosso método de criação foram aparecendo no meio do caminho, não sendo exatamente algo pré-programado, mas que...

2 comentários: