Game Design: Produzindo cada vez mais jogos e mais rápido


No último post falamos um pouco sobre nossa proposta de produzir “jogos modulares” (entre eles Os Campos do Caos, que recebeu um upgrade há pouco tempo), de forma que eles cresçam com o tempo, como resultado do feedback de vocês, jogadores.

Dessa forma podemos ter vários jogos em formato Print and Play em estágio “Beta”. Jogos com um núcleo já bem definido, já jogáveis, mas com a possibilidade de receber melhorias com o tempo. Quando digo melhorias, não me refiro apenas à correções ou ajustes das regras do jogo, mas também à expansões, que poderão adicionar novas mecânicas e aumentar a rejogabilidade.

Pensamos que o cenário perfeito pra isso são os minigames que estamos desenvolvendo. O mais recente vocês conhecem agora em primeira mão (ou quase, porque os padrinhos já sabiam...) um dos nossos próximos PNPs. Se trata de um minigame de exploração e sobrevivência cooperativo para 1 a 4 jogadores. O cenário é um mundo pós-apocalíptico desolado e repleto de criaturas hostis. Ainda há o que fazer na parte gráfica, mas as regras já estão se definindo.


Jogo sempre em expansão

Ainda não vamos liberar muitos detalhes sobre esse minigame, mas adiantamos que a primeira versão terá apenas 3 páginas de cartas (além dos versos, que não serão obrigatórios). Porém, esporadicamente, o jogo poderá receber atualizações, com adição de novas cartas, mecânicas e modos de jogo. Com o tempo, algo que foi pensando pra ser pequeno e com distribuição em formato PNP pode se tornar um grande produto lançado fisicamente, não?

Participação da comunidade

A modularização garante um lançamento mais rápido da primeira versão, que não consideramos uma “versão incompleta” do jogo. Como já disse, são games prontos e jogáveis. O ponto mais importante aqui é a participação dos jogadores, que vão dizer se o jogo realmente é divertido e oferece uma experiência agradável. Com base no feedback, pensaremos como podem ser as próximas atualizações.

E falando em participação da comunidade, nossos padrinhos vão nos ajudar bastante, visto que receberão o PnP antes de ser publicado no blog e também serão responsáveis por escolher um nome decente pro nosso joguinho. :)

Reaproveitamento de kits de peças 

Outro ponto bacana que estamos começando a trabalhar é o reaproveitamento de kits de peças de outros jogos nossos. O minigame em questão utiliza praticamente todas as peças do kit do Os Campos do Caos, que já pode ser adquirido na Ludeka. E, convenhamos, um kit comprado apenas uma vez e que pode ser usados em vários jogos é bastante prático! :)


Gostou das novidades? Tem sugestões? Deixe um comentário pra gente. Quer ajudar e acompanhar bem de perto o desenvolvimento dos nossos jogos? Seja um padrinho e apoie nossa causa!

No último post falamos um pouco sobre nossa proposta de produzir “jogos modulares” (entre eles Os Campos do Caos, que recebeu um upgrade ...

6 comentários:

  1. Eu adoro esse blog, quero começar a praticar mais minha capacidade de Game Design.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras Guilherme! Assim que tiver alguma coisa pronta, mostre pra gente! Quem sabe você não acaba publicado aqui?

      Excluir
  2. Nunca imaginei que existiria um blog assim. Sou fascinado com jogos de tabuleiro desde criança e há anos crio os meus próprios jogos. Recentemente criei um baseado em Madmax aqui e meus primos jogam quase todo dia! Como faço pra apresentar para vocês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu caro... manda para a gente pelo studioteiadejogos@gmail.com.
      Desculpa a demora para responder!

      Excluir
  3. Eu adoro board game, e adoro criar. Por enquanto estou só alterando jogos com outros temas. Mas estou tentando desenvolver dois jogos, o problema está sendo escolher a mecânica correta. Mas vcs são uma fonte de inspiração e idéias. Adorei o blogue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Se precisar de mais dicas, nos procure!

      Excluir