Sorte não, aleatoriedade. Por Eduardo Guerra

Resultado de imagem para dados


Os dados são um dos principais símbolos dos jogos de tabuleiro devido a estarem presentes em diversos jogos.


 Curiosamente, vejo que muitos jogadores possuem pavor a esse componente. Muitas vezes, só de ouvirem que o jogo utiliza dados, já não querem nem saber. Isso acontece, pois os dados são muitas vezes associados a sorte, só que isso nem sempre é verdade.

A mecânica “Rolar e Mover” é o que vem na mente de muita gente quando se fala em dados. Consagrada em jogos como Banco Imobiliário e Ludo, em geral, a jogada é completamente determinada por uma rolagem de dados. Porém, existem diversos jogos que utilizam dados que possuem mecanismos que permitem mitigar um pouco essa questão da sorte. Um exemplo é o mecanismo utilizado pelo jogo Yahtzee, que permite re-rolar quantos dados o jogador quiser mais duas vezes. Jogos como King of Tokyo e CV utilizam um mecanismo similar!

Resultado de imagem para king of tokyo

Em alguns jogos, principalmente os que possuem dados customizados, algumas vezes o dado não possui necessariamente uma face melhor e outra pior. A face dos dados pode fornecer um contexto diferente a cada turno ou rodada, sendo que em alguns casos ele pode favorecer o jogador e em outros pode dificultar sua vida.

Um exemplo desse caso é o Crop Rotation, onde o dado que o jogador lança no começo de seu turno dá uma vantagem em sua jogada. Essa vantagem pode ser exatamente o que o jogador precisava, ou ser completamente inútil naquele momento. O que é interessante é que a mesma vantagem pode ser muito boa em um caso e inútil em outro. O que vai fazer a diferença é o jogador é saber aproveitar as vantagens que possui da melhor forma possível, sabendo se adaptar ao contexto que o jogo apresenta.

 Resultado de imagem para crop rotation jogo
O dado é uma forma analógica de adicionar algum tipo de aleatoriedade no jogo. Em jogos que não possuem fatores aleatórios, os jogadores conseguem planejar com maior precisão sua jogada, porém, com o tempo, o jogo pode perder sua rejogabilidade. Decks de cartas e a interação com outros jogadores são exemplos de outras formas de adicionar esse fator não-determinístico (ou seja, que não pode ser precisamente determinado). Voltando aos dados, sua presença adiciona um fator que o jogador não pode prever, ao qual o jogador precisa se adaptar.

Um bom jogo que utiliza dados fornece ao jogador possibilidades de interferir nesse fator relacionado com a sorte, tendo formas de manipular e interferir no resultado dos dados. A re-rolagem dos dados é um exemplo, mas também é possível ter a troca das faces do dado, e outros efeitos que de alguma forma alteram o resultado. Alguns jogos, inclusive, permitem que o jogador modifique o efeito causado por cada face do dado.

Mesmo havendo formas de contornar, não dá para negar que em jogos com qualquer fator aleatório acabam envolvendo um pouco de sorte. Por mais que os resultados da rolagem sejam equivalentes, não dá para negar que algumas vezes eles beneficiam mais ou menos um jogador. Porém, em diversos jogos de dados, o fator sorte não consegue superar uma boa estratégia!


Os dados são um dos principais símbolos dos jogos de tabuleiro devido a estarem presentes em diversos jogos.

0 comentários: