4 dicas para os novatos no board game

21:08:00 , , , , 4 Comentários


Olá boardgamer experimentado, conhecedor e “manjador” das mecânicas e tudo o mais. Olá e adeus. Esse post não é para você. Faça algo pelo nosso hobby e mande esse texto para os novatos que você conhece ou para as pessoas que você acha que podem começar a gostar de board game, juntamente com um convite para uma jogatinas.



Agora sim... Olá pessoa que ainda não conhece o mundo dos board games tão bem. Meu nome é Jordan e eu sou um dos desenvolvedores de um Studio de Jogos que está se encaminhando para se tornar uma editora, uma editora especializada em jogos para apresentar o hobby. Simples mas desafiadores, com a possibilidade de serem testados de graça por meio de uma técnica chamada PNP...

Espera... Você não deve estar entendendo muitas coisas, não é? Perdoe-me, mas você vai perceber que a paixão pelo board game mexe com as pessoas, inclusive fazendo com que algumas delas fiquem um poucos mais “chatas” com quem está começando... Mas fica tranqüilo, a maioria é bem legal (e você sempre tem a chance de escolher com quem jogar).
Bem, vamos começar pelo mais importante. Essas são as primeiras 4 dicas que dou para quem está conhecendo os board games modernos


1-      EXISTEM MUITO MAIS JOGOS DE TABULEIRO DO QUE OS TRADICIONAIS.


Se você só jogou Banco imobiliário, war, imagem e ação e similares na sua vida, eu tenho uma excelente notícia para você: existem MUITO MAIS JOGOS por aí para você conhecer!
Sério... É muita coisa. É tanta coisa e são umas experiências tão diferentes que os criadores e estudiosos do assunto começaram a criar um monte de nomes que você vai começar a aprender com o tempo. Fique tranquilo, porém, você não precisa conhecer tudo para sentar numa mesa e jogar, só de amigos e do jogo em si.

2-      JOGOS DE TABULEIRO SÃO MUITO DIVERTIDOS!


 Mesmo que você ache coisas como RPG “chatas e complicadas”, se você quer tirar seus filhos um pouco da frente do tablet e do celular, se você quer um motivo para reunir os amigos e tomar uma cerveja... os jogos de tabuleiro são uma excelente opção!
Como você viu no item 1, existem diversos jogos, com estilos diferentes, para momentos diferentes e turmas diferentes. Jogos mais tranqüilos e que vão fazer sua avó deixar a canastra de lado, jogos mais agitados e simples para fazer seus filhos, irmãos ou primos colocarem a destreza em prova, jogos para quem ama RPG e jogos para quem quer “quebrar a cabeça” com decisões difíceis e punições severas para a escolha errada.
Basta saber o que você quer exatamente e o tipo de jogo que vai atender essa necessidade.

3-      TÁ, GOSTEI... COMO COMEÇO?

Um jogo que costuma ser o primeiro de muitas pessoas é o Zombicide.

Sendo sincero, a melhor opção é começar jogando os jogos dos outros. Seja em eventos, ludolocadoras (lugares onde você paga uma taxa para jogar jogos de tabuleiro) ou mesmo em grupos de jogos, antes de sair comprando jogos que você só viu em vídeos ou gostou do tema é melhor você experimentar a sensação dele na mesa. Mais importante que isso, saber se você vai ter com quem jogar com mais freqüência. Compre jogos não só pelo que você gosta, mas que também sejam jogados pelas pessoas que você tem perto e fácil para jogar. Os outros que você adora, mas não tem uma mesa consistente para jogar sempre, você jogará em eventos e encontros, ou as cópias dos amigos que já estão no hobby.

4-      O QUE É AQUELE TAL DE PNP QUE VOCÊ FALOU LÁ EM CIMA?

Os Campos do Caos , um dos nossos PNPs

PNP (print and play ou imprima e Jogue) é uma modalidade de lançamento de jogos em que ao invés de vender o jogo físico, se vende ou disponibiliza gratuitamente os jogos por meio de arquivos digitais, que você pode imprimir, recortar e jogar. Obviamente eles não têm todo o acabamento de um jogo que você compra, mas são excelentes para você começar ou quando estiver sem grana para um jogo, mas com vontade de experimentar algo novo.
Somos especialistas nesse tipo de publicação, com vários jogos nossos e de amigos disponíveis para você, inclusive jogos que você vai encontrar também nas lojas para vender, como o Space Cantina, Labirinx e Pocket Imperium!

Se você gostou dessa lista e quer mais, deixe-nos saber! Nós, do Studio teia de Jogos, temos enorme prazer de facilitarmos o acesso aos board games modernos para todos!

Olá boardgamer experimentado, conhecedor e “manjador” das mecânicas e tudo o mais. Olá e adeus. Esse post não é para você. Faça algo pe...

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado! esperamos sinceramente que ajude os novatos

      Excluir
  2. Muito bom!!!
    Tinha que ter lido este artigo quando estava começando. Vou repassar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Dyego! A resposta está sendo super positiva. Acho que em breve faremos a parte 2

      Excluir